sexta-feira, 23 de novembro de 2007

“Apropriação, desvio e despesa improdutiva”

2. ExercíciosApropriação, desvio e despesa improdutiva

2-1. Encontrar um exemplo de cada um dos tipos de uso da tecnologia. Explicá-lo.

2-2. Observar este site - http://www.facom.ufba.br/CIBERPESQUISA/CYBERPUNK/
Analisar as entrevistas com hackers e as materias. A partir da leitura, explique quais tipos de uso da tecnologia existem entre os hackers e crackers relatados. Depois, explique como o movimento cyberpunk influencia a política na cybercultura.


2-1. ApropriaçãoFazer o uso da tecnologia de modo a suprir as suas necessidades, usando da sua própria maneira. http://pimentacomdende.com/colocando-os-videos-do-youtube-no-seu-celular.html

- Desviosão pessoas que têm um grande conhecimento sobre computadores, e o utilizam para modificar sites, descobrir senhas, pegar arquivos secretos. Quase sempre com motivos políticos, financeiros ( pelo dinheiro), ou apenas para mostrar que conceguem. Kevin Mitnick – conciderado um dos maiores hakers de todos os tempos, Embora tenha sido capturado várias vezes nos anos 80, Mitnick sempre voltou a praticar invasões, em parte aproveitando as penas relativamente pequenas que recebeu. Mas, em 1994, ele foi finalmente derrotado: numa atitude que poderia ser considerada audaz para qualquer outro hacker, mas que para ele era até banal, invadiu os PCs do cientista e especialista em segurança Tsutomu Shimomura, que estava ganhando fama por sua colaboração com o governo dos EUA.”

- Despesa improdutiva – é o tempo gasto em atividades ligadas a tecnologia que não têm nenhum objetivo de produção. Mas são essenciais para arejar a cabeça das preocupações, possibilitando a volta ao trabalho com produtividade. Exemplo disso são os jogos de Internet e os sites de relacionamento e de mensagens instantâneas.


2-2.A meu ver eles se utilizam da tecnologia das três maneiras, que a invasão de sites é uma atividade ilegal (desvio), utilizam seus computadores da sua própria maneira, interados de todos os códigos e comandos, com o maior domínio possível da máquina (apropriação), e no caso dos crakers as atividade não tem maiores fins a não ser desafiar a segurança dos sites, sendo assim, muitas vezes, entretenimento (despesa improdutiva). O movimento cyberpunk busca a liberdade, o livre tráfego, não admitindo as privações que as grandes empresas de softwers lhes impõem. E semeiam essa idéia, que as pessoas não devem se submeter às imposições que as grandes empresas colocam, cheias de códigos secretos, todos devem saber o que seu próprio computador está fazendo.

Nenhum comentário: